Livros Referênciais

LINDONÉIA, A GIOCONDA DOS SUBÚRBIOS

141 x 122 cm s/data Pertence ao acervo do IRG

LIVROS PUBLICADOS REFERÊNCIA À OBRA DE RUBENS GERCHMAN


  • LEITE, J.R.Teixeira. et al. Gente Nova,Nova Gente. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1967.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • ARTE BRASILEIRA. São Paulo: Abril, 1976.
  • TRABA, Marta. Duas décadas vulneráveis nas artes plásticas latino-americanas 1950-1970. Tradução de Memani Cabral dos Santos. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • ARTE NO BRASIL. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (v.2)
  • CONTEMPORÂNEOS BRASILEIROS (1981). Coordenação de Regina Boni. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1981.
  • KLINTOWITZ, Jacob. Brasil: A arte de hoje. São Paulo: Galeria São Paulo, 1983.
  • ZANINI, Walter.(Org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. (v.2)
  • KLINTOWITZ, Jacob. Brasil: A arte de hoje.São Paulo: Galeria São Paulo, 1983.
  • O MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. São Paulo: Banco Safra, 1985.
  • OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto.Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
  • KLINTOWITZ, Jacob. O Ofício da Arte: A Pintura. São Paulo: SESC, 1987.
  • KLINTOWITZ, Jacob. Imagens do comércio na Arte. São Paulo: SESC, 1991.
  • RIBEIRO, Angela Brant. 15 Pintores Contemporâneos Brasileiros. Rio de Janeiro: Spala Editora, 1991.
  • A METRÓPOLE E A ARTE. São Paulo: Prêmio, 1992.
  • KLINTOWITZ, Jacob. Venezuela-Brasil: Diálogo Visual. São Paulo: Raízes, 1993.
  • TRABA, Marta. Arte de America Latina: 1900-1980. New York: Banco Interamericano de Desarrollo, 1994.
  • ANOS 60: A VOLTA À FIGURA: MARCOS HISTÓRICOS. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1994.
  • PEDROSA, Mário. Política das Artes. Organização e apresentação de Otília Arantes. São Paulo: EDUSP, 1995.
  • LIMA, Marisa Alvarez. Marginália. Rio de Janeiro: Salamandra, 1996.
  • PEDROSA, Mário. Forma e Percepção Estética. Organização de Otília Arantes. São Paulo: EDUSP, 1996.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Curitiba: Editora da UFPR, 1997.
  • VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
  • O MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. São Paulo: Banco Safra, 1998
  • DUARTE, Paulo Sergio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998.
  • BRASILIAN ART BOOK. Curadores Nair Barbosa Lima e Paulo Klein. São Paulo: G&A Editorial, dez 1999. (Projeto Brasilian art)
  • PECCININI, Daisy. Figurações Brasil Anos 60.São Paulo: Itaú Cultural: EDUSP, 1999.
  • O MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO. São Paulo: Banco Safra, 1999.
  • ANDRÉS, Maria Helena. Os caminhos da Arte.2 ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2000. (5)
  • SANTOS, Lidia. Kitsch Tropical: Los medios en la literatura y el arte de America Latina. Madri: Iberoamericana, 2001. (Coleção Nexos Y Diferencias)
  • ACERVO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Coordenação Heloisa Aleixo Lustosa. São Paulo: Banco Santos, 2002.
  • BOTKAY, Caique. Achados. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
  • BRIOSCHI, Gabriela. Arte hoje. São Paulo: FTD, 2003 (Coleção Arte Hoje)
  • AMARAL, Aracy A. Arte para que?: a preocupação social na arte brasileira 1930-1970. São Paulo: Studio Nobel, 2003.
  • MEDEIROS, Maria Beatriz de. (Org.). Arte em pesquisa:Especificidades. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2004. (v. 2)
  • BRASILIAN ART V. Livro de arte brasileira. Curadora Nair Barbosa Lima. São Paulo: JC Editora, 2004. (Projeto Brasilian art)
  • CALDAS, Waldenyr. A Cultura político-musical brasileira. São Paulo: Musa Editora, 2005.
  • AMARAL Aracy; TORAL, André. Arte e Sociedade no Brasil: de 1957 a 1975. São Paulo: Instituto Callis, 2005. (v. 2)
  • BASUALDO, Carlos. (Org). Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture. Traduzido por Aaron Lorenz, Renata Nascimento e Christopher Dunn. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
  • ATELIÊS DO RIO DE JANEIRO. Editado por Carlos Leal. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2006.
  • FERREIRA, Glória. (Org.). Crítica de Arte: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006. (Coleção Pensamento Crítico)
  • MAGALHÃES, Fábio. Rubens Gerchman.São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2006. (Coleção Arte de Bolso).
  • MELO, Chico Homem de.(Org). O Design Gráfico Brasileiro: Anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • ESTEVES, Juan. Presença.São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2006.
  • IRACEMAS: IMAGENS DE UMA LENDA. Fortaleza: Barbarela B Comunicação e Marketing, 2006.
  • NAME, Leonardo dos Passos Miranda. Enciclopédia do Estudante: História da arte. São Paulo: Moderna, 2008. (2)
  • DUARTE, Paulo Sergio. Arte Brasileira Contemporânea: um prelúdio. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008. (3)
  • ARTE E OUSADIA. O Brasil na coleção Sattamini.Organização de Leonel Kaz e Nigge Loddi. Rio de Janeiro: Aprazível Edições, 2008/2009.
  • DOMÊNICO, Cláudio. Detalhes. Rio de Janeiro: [s.n], 2010.
  • VICENTINI, Daniela; BURJATO, Fernando. Arte Brasileira nos acervos de Curitiba. Curitiba: Segesta Editora,2010. (7)
  • ART IN BRAZIL 1950 - 2011. Bruxelas: Ludion, 2011. (Europalia International arts Festival).
  • MELO, Chico Homem de; RAMOS, Elaine. (Orgs). Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil.São Paulo: Cosac Naify, 2011. (6)
  • CANTON, Katia. Beijo de Artista. São Paulo: Cosac Naify, 2012. (Coleção Mundo de Artista)(1)
  • HUCHET, Stéphane. Intenções espaciais: a plástica exponencial da arte (1900-2000). Belo Horizonte: C/Arte, 2012.
  • ARTE BRASILEIRA. São Paulo: Círculo do Livro: Abril, [19--].

 

Vencedor do prêmio viagem ao exterior, no XV Salão de Arte Moderna-RJ, de 1966, com a obra “A ditadura das coisas”; Gerchman ouviria a promulgação do AI-5, durante sua travessia marítima, rumo aos EUA. Lá, e mediante a experimentação de novos meios, suportes e/ou materiais de tecnologia avançada, Gerchman incursiona por vertentes mais formais, conceitualistas. Em 1970, estuda vídeo por seis meses na Universidade de Nova iorque. Quando de seu retorno ao país, em 1971, como fruto destas pesquisas e grande contribuição para a arte contemporânea brasileira, conclui a produção de seu filme Triunfo Hermético.

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