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um esteticismo, quando não para um total anedotário.”
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A produção de Gerchman opera, então em dois eixos: a superação da ima-
gem e a acentuação de jogos semânticos, que visam conexões críticas com
o real, através da síntese mental. Nesse caso, a palavra isolada buscando
esses nexos, procedimentos dos concretos e neoconcretos, assume um pa-
pel relevante na produção nova-iorquina de Gerchman. A palavra também
é arquitetura e escultura. Assim é o que acontece com o trabalho
Ar
, uma
escultura para grandes espaços abertos, feita de plexiglass transparente.
Na obra, como havia separação entre os elementos da letra, a haste verti-
cal do “R” pode ser vista como “I”, o que daria em inglês a palavra “Air”. Há
também uma questão social: a escultura, translúcida, eleva-se contra o ar
poluído.
É verdade que desde 1966 Gerchman tinha orientado seu trabalho para
obras em três dimensões, quando produziu suas ”marmitas” e “caixas de
morar”, por exemplo. Mas o processo agora é deliberadamente o de esti-
mular relações conceituais. Em outro trabalho, trata-se da utilização da pa-
lavra
sky
, dissecada em
eye
(olho),
yellow
(amarelo) e
line
(linha); em mais
outro é a união das palavras
man
(homem) e
woman
(mulher); um S de
madeira negra sobre areia branco-cinza serpenteia a palavra
snake
(cobra),
nomeio há a palavra
sinuous
(sinuosa) e finalmente embaixo
sign
(signo). É
domesmo período a escultura de letras
Lute
, obra que seria ummonumen-
to para o asfalto, ou o poético
Marazul-marazul
, de poliéster transparen-
te, que deveria permanecer flutuando na enseada de Botafogo. Gerchman
explicaria o seu trabalho: Não acho que a palavra em artes plásticas leve
a uma visão ‘literária’ do que deveria ser visual ou tátil. Acho importante
reduzir a palavra ao essencial, o significado por si só gasto. Quero reaprendê-la.
3
OITICICA, Helio.
Série Aberta 1 / Gerchman
. Londres, c. 30 de julho de 1969, f. 04 de agosto de
1969. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/ho/home/dsp_home.
cfm. (N.O.).