Página 28 - Rubens Gerchman - O REI DO MAU GOSTO

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pensa nos problemas que estão acontecendo à sua volta?” Organizaram-se
grandes fiIas, para olhar pelo buraquinho, pois o carioca adora filas. E o que
se lia no interior do buraco fazia muita gente rir e sair com o rabo entre as
pernas.
O segundo, de Escosteguy, era o lançamento de um foguete interplane-
tárío, com contagem regressiva e tudo. A contagem iniciava-se em 10, e
quando chegava a 0, em vez de o foguete subir saltava de seu interior uma
pandorga.
A terceira parte, a minha, era uma tentativa de nos situar, ao homem brasi-
leiro, subdesenvolvido. Os participantes chegaram comuma mala, de onde
retiraram cartazes, que eram colocados sôbre uma parede negra, ao fundo.
O primeiro cartaz dizia: “Como é o Homem?” Aparecia então um mane-
quim representando o sexo masculino, e no seu peito havia um coração
com os dizeres: “Sem gordura animal”. Segundo cartaz: “Que é que o Ho-
mem come?” E aparecia um
menu
de botequim (pratos feitos) e um retrato
de
pin-up
. Terceiro cartaz: “O Homem é o que come?” E saía da barriga do
manequim um outro cartaz, que era exposto ao espectador: “Subnutrido”.
Saíam ainda, da barriga do manequim uns saquinhos de água e plásticos
de côr, sugerindo suas vísceras. Quarto cartaz: “O Homem é um animal ra-
cional?” E instrumentos de trabalho eram retirados da barriga do boneco.
Quinto cartaz: “Como é o animal?” Aparecia então um porco rosado, e por
detrás dêle o não menos famoso ídolo da TV e das massas: o nosso Chacri-
nha, com suas buzinas à guisa de cornos, que foi imediatamente coroado
com tranças de cebola. Aos gritos de “Que é que o povo come?” chovia fei-
jão do teto, sobre os espectadores, atentos e ávidos de sensacionalismo.
Após essa exposição, por não ser organizado e com teorias de grupo, o pes-
soal dispersou-se, continuando seus participantes, contudo, a exporem
juntos, desordenadamente. Foi-se a Belo Horizonte e a São Paulo.
Um fato importante, ligado ainda à G-4, foi a exposição de Hélio Oitici-
ca, que teve grande repercussão entre os artistas mais jovens. Com sua
manifestação ambiental, Oiticica deu uma dimensão totalmente nova ao
movimento. Desta época, data o início das filmagens de “Ver e Ouvir”, de