Página 69 - Rubens Gerchman - O REI DO MAU GOSTO

Versão HTML básica

69
FIGURAS DO IMPERATIVO URBANO
[LINDONÉIA]
(1998)
1
Paulo Sergio Duarte
Lindonéia é título de música de Caetano Veloso
2
, diretamente inspirada
numa obra de Rubens Gerchman:
Lindonéia, a Gioconda dos subúrbios
, de
1966.
Lindonéia
, o quadro,
3
é um excelente sintoma das diferenças entre
pop americano e a Nova Figuração brasileira.
O retrato da moça é simplificado, sugere uma foto mal impressa de jornal,
mas não mimetiza o processo gráfico. Ao contrário, é pintado com certo
desequilíbrio expressivo. Sua boca, com lábios ligeiramente deslocados
entre si, não está séria, nem sorri; mas não há nada de enigmático: sua
fisionomia insinua apenas uma daquelas poses onde se busca a indefinição
das emoções para a foto três por quatro em um lambe-lambe de praça
pública. Lindonéia seguramente não é branca, nem negra. É mestiça,
mulata, provavelmente: olhos amendoados, nariz largo, cabelo indefinido
de corte curto, e nas suas fichas burocráticas de identidade devia constar:
“cor parda”. Mas a foto imaginária foi ampliada pelo artista, sua identidade
expandida, e sobre o fundo monocromático mostarda, que excede muito o
rosto central, encontra-se a moldura de espelho trabalhado.
1
DUARTE, Paulo Sergio.
Figuras do imperativo urbano
[
Lindonéia
]. In:
Anos 60: transformações da
arte no Brasil
. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998. (N.O.).
2
Gerchman, em conversa com ou autor, relata que Caetano compôs a música a partir de uma
descrição de Nara Leão, e so veria a obra, pela primeira vez, tempos depois. (N.A.).
3
Ainda segundo Gerchman,
Lindonéia
originalmente não era um “quadro”, mas um objeto, foi
concebido para ser mostrado com suportes que o apresentariam como um porta-retrato, com a
superfície ligeiramente inclinada. Nunca, no entanto, foi exposto assim. (N.A.).