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1964
Nasce Micael, o primeiro filho de Maiolino e Gerchman. Ao lado de Wesley Duke Lee e Antônio
Dias, realiza mostra na Galeria Vila Rica, apresentando desenhos e litografias. Participa do Salão
Nacional de Arte Moderna, apresentando ummontagem das
Multidões
.
1965
Primeira exposição individual (Galeria Relevo). Recebe o prêmio-aquisição na II Exposição do
Jovem Desenho Nacional (MAC-USP) com a obra
Proibido virar a esquerda
. Com as obras
Misses
,
Futebol
e
Carnê Fatura
, Participa da mostra Opinião 65 (MAM-RJ), organizada por Ceres Franco
e Jean Boghici. Participa da VII Bienal de São Paulo, da mostra La figuration narrative dans l’art
contemporaine (Paris, Galerie Europe e Creuse) e do Salon de la Jeune Peinture (Musée d’Art
Moderne de la Ville de Paris).
1966
Nasce a segunda filha, Verônica. Participa da mostra Opinião 66 (MAM-RJ), apresentando as
Caixas de morar
e
Elevador Social
. Com Antônio Dias, Carlos Vergara, Pedro Escosteguy e Roberto
Magalhães, realiza a exposição
Happening Pare
na Galeria G-4. Participa da exposição Artistas
brasileños contemporáneos (Buenos Aires, Museu de Arte Moderno) e do IV Resumo de arte JB
(MAM-RJ) com as obras
Lute
,
Ar e SOS.
Com fotografia de David Zingg, Antonio Carlos Fontoura
dirige
Ver ouvir
, documentário sobre o trabalho de Gerchman, Antonio Dias e RobertoMagalhães,
premiado no Festival de Brasília.
1967
Em janeiro, assina com outros artistas brasileiros a
Declaração de Princípios Básicos da
Vanguarda. Realiza sua segunda mostra individual (Rio de Janeiro, Galeria Jean Boghici). Participa
da mostra Nova Objetividade Brasileira com as obras Lindonéia e O Rei do mau gosto. Na IX Bienal
Internacional de São Paulo, apresenta os Abrigos (caixas de morar). Recebe o prêmio de pintura da
Bienal de Cali e o prêmio de viagem ao exterior no XVI Salão Nacional de Arte Moderna, ao lado
do escultor Amílcar de Castro. É convidado para ser o cenógrafo do filme Macunaíma, de Joaquim
Pedro de Andrade, mas recusa em razão de seu prêmio de viagem. Cria os cartazes dos filmes O
bravo guerreiro de Gustavo Dahl e Copacabana me Engana de Antonio Carlos Fontoura.
1968
Faz a capa do álbum coletivo
Tropicália ou Panis et Circensis
. Vai para Nova York e no porto é
recebido por Amílcar de Castro. Divide um loft com os artistas argentinos Cesar Paternosto, Luis
Wells e Fernando Mazza. Emprega-se na fábrica de múltiplos de David Basanov, onde conhece o
artista mexicano Felipe Ehenrenberg.
1969
Participa da mostra Fashion Poetry Event. Em protesto a política cultural do Center for Inter
American Relation, o núcleo de artistas latino-americanos residentes em Nova York formado
por Gerchman, Cesar Paternosto, LuisWells, Omar Rayo, Liliana Poter, Luis Camister, entre outros,
fundam o Museu Imaginário Latino-Americano. Passa a residir no Bowery com Maiolino e os
dois filhos, onde hospeda Glauber Rocha, Helio Oiticica e Lygia Clark.