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Hélio Oiticica
(Rio de Janeiro, 1937-1980) estuda pintura com Ivan Serpa no MAM-RJ
em 1954 e participa do Grupo Frente (1955-1956) e do Grupo Neoconcreto (1959). De-
senvolve trabalhos como
Invenções e Pinturas Brancas
, operando uma transição entre
a moldura e o espaço, com seus
Bilaterais e Relevos Espaciais
. Em 1960 realiza os
Núcleos
. Em 1960-1961 realiza seu primeiro Penetrável, o
PN1
e a maquete do
Projeto
Cães de Caça
. Em 1963 faz os primeiros
Bólides
e em 1965 apresenta pela primeira
vez seus
Parangolés
, com passistas da Mangueira na mostra Opinião 65, no MAM-RJ.
Em 1967, participa da exposição Nova Objetividade Brasileira com a obra
Tropicália Pe-
netráveis PN2 e PN3
. Em 1970, com bolsa da Fundação Guggenheim, viaja para Nova
York, onde realiza a série de projetos
Subterranean Tropicália Projects em Newyorkai-
ses
(1971) e
Bloco-Experiências in Cosmocococa-program in progress
(1973-1974),
em parceria com Neville de Almeida e Thomas Valentin, além de filmes desenvolvidos
com o seu conceito de “quasi-cinema” como
Agripina é Roma - Manhhatan
, (1972) e
Neyrótica
(1973). Volta para o Rio de Janeiro em 1978 e trabalha em diversos projetos,
entre eles as séries
Topological Ready-made landscapes , Ready Contructible, Magic
Squares,
e
Penetráveis Macaléia
e
PN28- “Nas quebradas”.